Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

Irã ameaça romper limite de reservas de urânio; entenda o que país pode fazer se sair de acordo nuclear

Sem regulação, país pode adotar equipamentos mais modernos e rápidos e ampliar volume de enriquecimento de material que pode ser usado em armas nucleares. Acordo foi firmado em 2015 entre Irã e mais seis países, mas Trump retirou EUA em maio de 2018.
Associated Press

O Irã anunciou que irá exceder o limite de reservas de urânio determinado pelo acordo nuclear de 2015, ampliando as tensões no Oriente Médio.

O prazo de 27 de junho dado por Teerã vem antes de outra data limite, 7 de julho, para que a Europa apresente melhores termos para que o país permaneça no acordo. Se essa segunda data passar sem nenhuma ação, o presidente iraniano Hassan Rouhani diz que a república islâmica irá provavelmente retomar o alto enriquecimento de urânio.

Veja a seguir em que situação está o programa nuclear do Irã atualmente:

O acordo nuclear

O Irã fechou um acordo nuclear em 2015 com Estados Unidos, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia e China. O acordo, formalmente conhecido como Plano de Ação Conjunto Abran…

Trump diz que está considerando impor sanções contra o Nord Stream 2

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (12) que está considerando impor sanções ao projeto do gasoduto Nord Stream-2.


Sputnik

"Isso é algo que eu tenho olhado, e estou pensando", disse Trump quando perguntado por repórteres sobre possíveis sanções dos EUA contra o oleoduto.

Gasoduto russo
© Sputnik / Sergei Guneev

Trump, que estava falando durante a visita do presidente polonês Andrzej Duda à Casa Branca, disse que ele foi a primeira pessoa a propor fazer algo sobre o que ele chamou de "o problema do oleoduto".

"Eu sou o único que trouxe o problema do oleoduto onde você tem a Rússia dando uma enorme porcentagem de energia. Você sabe que esse gás está indo para a Alemanha. Eu digo: 'Como você pode fazer isso?'", disse Trump.

O presidente dos EUA disse que os Estados Unidos estão "protegendo" a Alemanha de se tornar excessivamente dependente da Rússia ao se opor ao projeto.

"A Alemanha está cometendo um tremendo erro confiando tanto no gasoduto, é um erro para a Alemanha. Mas, novamente, a Alemanha está administrando seus negócios, e eles se saem bem. Eu fui crítico. Eu tenho criticado isso. É uma tremenda quantidade de sua energia que será fornecida por esse gasoduto ", disse Trump.

O Nord Stream 2 é uma joint venture entre a gigante de energia russa Gazprom e cinco empresas europeias. O objetivo é fornecer 55 bilhões de metros cúbicos de gás natural russo anualmente diretamente para a Alemanha e outros países europeus através de um gasoduto duplo colocado no fundo do Mar Báltico.

Soulcalibur VI para PS4 - Namco Bandai

Soulcalibur VI para PS4 - Namco Bandai PS4

Comentários

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

Postagens mais visitadas